v. 3 n. 1 (2023): Aondê: Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática

					Visualizar v. 3 n. 1 (2023): Aondê: Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática

Volume 3, Número 1, Ano: 2023, ISSN: 2965-1522
DOI: https://doi.org/10.29327/2309399.3.1

Editorial

Iniciamos a apresentação do terceiro volume da Aondê: Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, da UFSCar campus Araras. É sempre com muita satisfação que escrevemos estas palavras iniciais que introduzem os textos que compõem o novo volume, pois compreendemos a missão que eles possuem de comunicar o conhecimento produzido na diversidade de temas, métodos e teorias que orientam a pesquisa em educação em ciências e matemática.

Assim, temos o sentimento de dever cumprido, ao perpetuar este compromisso com a ciência que é comunicada, passível de discussão e distante dos dogmas, falsas informações e crenças infundadas que são difundidas hoje, com muita facilidade, nas redes sociais. É importante pontuar estes aspectos no início desta publicação, porque nos últimos anos, temos vivido contextos obscuros na ciência, na tecnologia e na educação, que foram reflexos de processos político-sociais que expressam a complexidade da sociedade. Infelizmente, não conseguiremos nos livrar tão cedo do estrago que tal obscurantismo tem causado, buscando o desmonte da ciência e a desvalorização da educação.

Na verdade, o negacionismo científico, que valoriza a ignorância, sempre existiu e estava  latente no seio da nossa sociedade, esperando o momento ideal para se espalhar. Demoramos apenas para perceber sua real dimensão. Enquanto o conhecimento científico continuar encastelado e disponível para poucos, continuaremos vulneráveis enquanto sociedade. Nesse sentido, divulgar os conhecimentos produzidos é uma das tarefas fundamentais da universidade e da comunidade científica como um todo. 

Ou seja, a possibilidade de divulgar e discutir a produção do conhecimento, renova nossas esperanças numa sociedade evolutiva, capaz de perseguir a educação com preceitos modernos, com base na ciência, na justiça social, na comunicação, na democracia e nos direitos humanos. Por isso, é preciso reconhecer e respeitar as diferenças, para que a democratização do conhecimento permita um avanço rumo a uma sociedade plural mais justa e equânime.

Neste ínterim, compreendemos que este período posterior aos momentos mais críticos da pandemia de COVID-19 e o início de um novo governo federal no Brasil, nos incita mais à reflexão e à busca por melhores condições de reprodução da vida, uma vez que compartilhamos um sentimento de reconquista de direitos essenciais, como o aumento do salário mínimo, do valor das bolsas de estudos para a graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil, bem como o anúncio da recomposição orçamentária para os campos da pesquisa e do ensino. Estas notícias aliviam o coração de quem tem acompanhado o drama das universidades públicas, ao tentarem sobreviver com constantes ataques às suas instituições e à sua legitimidade. Assim, com novas perspectivas, vamos recobrar as esperanças no desenvolvimento da ciência, tecnologia e educação, e também num novo projeto de país, que não pode existir sem um também novo projeto de educação.

Portanto, este volume contém seis artigos que tratam de temas atuais para a Educação em Ciências da Natureza e Matemática. Eles transitam por diferentes assuntos, níveis de ensino, métodos de pesquisa e concepções teóricas, aspectos que temos prezado nas edições da AONDÊ, por denotarem o caráter democrático e diversificado da revista. Agradecemos a todos e todas as autoras e autores desta edição, além dos pareceristas, bolsistas e editores que possibilitam a existência da revista, que compreendem o conhecimento como elemento fundamental para a continuidade da vida em nosso planeta. Boa leitura!

 

Nataly Carvalho Lopes

Isabela Talora Bozzini

Estéfano Vizconde Veraszto

Editores

Publicado: 2023-03-14