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  • v. 1 n. 1 (2022)

    Volume 1, Número 1, Ano: 2022, ISSN: 2965-1522
    DOI: https://doi.org/10.29327/2309399.1.1

    EDITORIAL

    É com satisfação que inauguramos as publicações da Aondê: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, ligada ao Programa de Pós-graduação em educação em Ciências  e Matemática da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. Para o início desta conversa, é importante que o leitor conheça nossa origem e nossa missão. Aondê é uma palavra originária da língua Tupi-Guarani e significa coruja, animal que é símbolo do nosso programa de pós-graduação, por significar conhecimento, ao mesmo tempo em que é uma ave muito presente em nosso campus, fazendo parte da nossa vida acadêmica. Algumas delas já foram modelos para fotografias incríveis, inclusive aquelas que ilustram os sites do PPG e da revista. Assim, podemos dizer que este animal representa muito do que somos e sobre como concebemos este ambiente acadêmico, numa integração forte entre ensino, pesquisa, extensão e ciências da natureza.

    Partindo de uma reconstrução histórica, os cursos de licenciatura em física, em química e em ciências biológicas deste campus tiveram origem em 2009, e desde 2017, o PPG em educação em ciências e matemática tem possibilitado a continuidade na formação de professores e professoras que fizeram a graduação neste campus, bem como de professores e professoras que atuam na região de Araras-SP. A revista surge, portanto, a partir de um conjunto de ações que dão visibilidade ao programa, com o compromisso de comunicar ciências com qualidade, em interação com a comunidade da área de ensino de ciências e matemática. 

    Assim, este primeiro volume é composto por trabalhos que foram inicialmente apresentados pelos participantes do III e do IV Encontro de Educação em Ciências e Matemática, evento promovido pelo PPG. Estes trabalhos foram submetidos à avaliação dos pares, com critérios de análise sistemáticos para fins de oferecer uma produção de qualidade, de modo que procuramos estrear a revista com trabalhos que representassem também uma construção histórica da pós-graduação. 

    Os Encontros de Educação em Ciências e Matemática (EEdCeM) são organizados por estudantes e docentes do PPGEdCeM e ocorrem anualmente. O III encontro foi realizado em dezembro de 2020, e foi o maior até o momento. Foram submetidos 63 trabalhos para apresentação oral, dos quais 38 foram aprovados e houve 674 participantes, entre apresentadores de trabalhos, ouvintes e palestrantes. O evento teve participantes de vários estados do país e também do exterior. O III e IV encontros foram virtuais, devido às condições sanitárias provocadas pela pandemia do vírus Sars-Cov 2 (Covid-19) . Esses espaços possibilitaram ampliar as aprendizagens de estudantes de pós e de graduação, de professores da educação básica e do ensino superior, além de diferentes profissionais da educação. Os espaços de diálogo ocorreram a partir das palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e minicursos.

    Estas iniciativas acontecem como uma expressão da formação que resiste, tanto à epidemia de COVID-19, quanto aos constantes ataques que a ciência, a tecnologia e a educação têm sofrido no Brasil. A pandemia nos ensinou lições importantes sobre a menoridade da humanidade com relação à natureza, mostrando que os sistemas que têm regido a sociedade são frágeis e desumanos, acarretando na morte de milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente das pessoas mais pobres e desassistidas. Foram escancaradas as diferenças de classe, raça e gênero em todo o globo, com o aumento da fome e da miséria, da violência doméstica contra crianças, idosos e mulheres e, claro, as consequências educacionais para toda uma geração, que por falta de acesso à internet, incentivo ou mesmo adaptação quanto aos meios de educação online, foram submetidas a uma pseudoformação ou uma formação conteudista pouco efetiva e deficiente.

    Ocorre que as escolas, assim como os(as) docentes, não estavam preparados logisticamente nem tampouco formativamente para lidar com o ensino remoto, conforme demonstrado por pesquisa realizada pelo Instituto Península, antes mesmo da suspensão das aulas presenciais. Por meio de um survey online e de amostra por conveniência realizado com 2.400 professores da educação básica, foi constatado que 88% deles não tinham ministrado aulas remotamente, sendo que 83% declararam, à época, que não se sentiam preparados para ministrar aulas neste formato (INSTITUTO PENÍNSULA, 2020).

    Ainda vivemos a crise educacional descrita por Darcy Ribeiro como o projeto social brasileiro, que se perpetua a cada novo governo e encontrou respaldo ainda maior nos movimentos neoconservadores que se expandem pela América Latina nos últimos anos e, no Brasil, em especial, com os cortes de verba para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Estes movimentos tomam para si um ataque direto à educação humanista, com preceitos de justiça social, em atenção aos movimentos negro, indígenas, LGBTQIA+, feministas, sem terra, sem teto, ambientalistas entre tantos outros. Diante tal retrocesso, as instituições de ensino e pesquisa resistem, sobrevivem e lutam para congregar pessoas interessadas na formação verdadeira, comunicativa e inclusiva.

    Os impactos da pandemia, não só evidenciaram as discrepâncias sociais e econômicas como intensificaram situações excludentes nos mais diferentes setores da sociedade. Ao redor do mundo tivemos bons exemplos de tentativas de contenção e controle da pandemia. Mas também presenciamos, assombrados, em determinados países, o descaso com a ciência e a tentativa de priorização da economia em detrimento da vida. 

    Não obstante, não é possível deixar de apontar ações exitosas e preocupadas com problemas abrangentes. Questões de saúde e imunização são fundamentais. Por outro lado, problemas sociais decorrentes da pandemia também merecem atenção especial e precisam ser priorizados. A recuperação local depende de ações globais e abrangentes. A recuperação econômica pode ser algo que vem sendo motivo de preocupação e destaque da mídia. Mas não é possível esquecer que os esforços coletivos oferecem uma oportunidade histórica de reinventar ações sociais que sejam capazes de priorizar os direitos humanos, buscando a constituição de uma sociedade mais equânime. Nesse sentido, o mundo não pode abrir mão da educação científica para a recuperação da crise. 

    Os esforços de recuperação socioeconômica não só podem, como devem, propositalmente ser projetados a partir de ações que estimulem a equidade, a resiliência, a sustentabilidade e o progresso social, rumo a uma sociedade realmente inclusiva. 

    Dessa forma, por mais paradoxal que possa parecer, a pandemia também pode oferecer oportunidade para transformações sociais necessárias e urgentes sejam de fato implementadas (ONU, 2020a, 2020b). 

    Assim, reafirmamos nosso compromisso em elaborar conhecimentos junto à sociedade, atuando em diversos âmbitos, como o ensino de graduação, pós-graduação, na publicação desta revista, em eventos científicos etc., numa relação comunicativa e formativa, compreendendo o momento presente e atendendo às necessidades de uma sociedade mais justa e igualitária. 

    Neste sentido, a revista Aondê apresenta seu primeiro volume como mais um símbolo de resistência neste momento, e também como um sonho que se realiza nesse caminhar junto, aprendendo sempre. Nas palavras de Paulo Freire: “É que ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, sem aprender a refazer, a retocar o sonho por causa do qual a gente se pôs a caminhar.” 

    Para este volume inaugural, também gostaríamos de ressaltar a diversidade de temas, tipos de pesquisa, perspectivas de ensino e referenciais teóricos apresentados, além dos diversos campos de atuação dos autores, o que possibilita ao leitor uma imersão na pesquisa em ensino de ciências, de acordo com as suas tendências mais atuais. Há pesquisas de campo, bem como do tipo bibliográficas e discussões teóricas que dão este caráter amplo e diverso da publicação, aspectos pelos quais prezamos e esperamos poder dar continuidade ao longo da existência da Aondê.

    Nataly Carvalho Lopes   Isabela Talora Bozzini   Estéfano Vizconde Veraszto   Editores
  • v. 2 n. 1 (2022)

    Volume 2, Número 1, Ano: 2022, ISSN: 2965-1522
    DOI: https://doi.org/10.29327/2309399.2.1

    EDITORIAL

    O que significa um país sem democracia? O que significa termos nossa liberdade restringida? Muitos aqui podem não ter vivido ou lembrarem vagamente dos tempos de ditadura militar no Brasil, mas é nosso papel lembrar sempre dos horrores daquele momento histórico e continuarmos vigilantes para que ele nunca mais aconteça. Para tanto, é necessário prezar e resistir às tentativas de tolhimento da liberdade. 

    Nesse sentido, Paulo Freire e Ira Shor, no livro Medo e Ousadia, descrevem como algumas pessoas têm medo da liberdade e do que ela pode significar, pois ter liberdade significa ter responsabilidade, saber fazer escolhas e arcar com as consequências destas. 

    Dentre essas escolhas, estão as eleições de representantes. As eleições para os poderes legislativo e executivo federais e estaduais se aproximam no Brasil. Com isso, também se renovam as nossas esperanças no Estado Democrático de Direito mas, mais do que isso, retomamos as forças para lutar pela ciência, tecnologia e educação no país. Assim, iniciamos este editorial com a reflexão sobre o que caracteriza a luta e a resistência na educação em ciências e matemática? De que maneira elas se concretizam na pesquisa e no ensino? E qual o papel das comunidades científicas e educacionais nos processos de luta e de restabelecimento do desenvolvimento destas esferas? 

    Tratam-se de questões complexas, mas necessárias, na medida em que é preciso retomarmos as ações de luta, que foram subestimadas ao longo destes anos de obscurantismo na política. A pandemia também teve um papel importante na desarticulação das forças democráticas e na luta por justiça social e redução das desigualdades. A falta de direcionamento de políticas públicas para saúde e educação resultaram em mais de meio milhão de mortes e o desmantelamento do ensino público em todas as regiões do país. E tudo isso nos encheu de medo, mas não o suficiente para nos imobilizar.

    Porque, seguindo o pensamento de Freire e Shor, só tem medo, quem tem sonho! No nosso caso, sonho por dias melhores e mais justos, com mais investimentos em ciência e educação, com menos desigualdades e mais amor. Assim, prosseguindo com nosso sonho e nossa resistência, lançamos o segundo volume do primeiro ano da Aondê: Revista de pesquisa em educação em ciências e matemática, ligada ao Programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática da UFSCar campus Araras. No sentido de que os resultados, produtos e orientações que apresentamos colocam em debate as políticas educacionais e os modos de se educar uma sociedade, com vistas a formar pessoas livres e aptas a compreender e participar dos processos decisórios. Também reafirmamos nossa responsabilidade neste processo, ao incentivarmos a construção e a divulgação do conhecimento produzido na área.

     

    Assim, os artigos selecionados para este volume da revista foram inicialmente apresentados no III e IV Encontros de Educação em Ciências e Matemática, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFSCar, campus Araras. No entanto, os trabalhos foram reformulados e avaliados de acordo com os critérios da revista, com a avaliação às cegas e a editoração necessárias.

    Para este segundo volume, ressaltamos que, tal qual o número anterior da revista, há diversidade de temas, de tipos de pesquisa, de níveis de ensino abordados, de referenciais teóricos apresentados, além da origem de autoras e autores, o que possibilita ao leitor um amplo olhar para área de ensino de ciências e matemática. Há pesquisas bibliográficas, documentais, de campo, análise de materiais didáticos, bem como relatos de experiências que dão este caráter amplo e diverso da publicação, aspectos pelos quais prezamos e esperamos poder dar continuidade ao longo da existência da Aondê.

    Nataly Carvalho Lopes

    Isabela Talora Bozzini

    Estéfano Vizconde Veraszto

    Editores

  • Aondê: Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
    v. 3 n. 1 (2023)

    Volume 3, Número 1, Ano: 2023, ISSN: 2965-1522
    DOI: https://doi.org/10.29327/2309399.3.1

    Editorial

    Iniciamos a apresentação do terceiro volume da Aondê: Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, da UFSCar campus Araras. É sempre com muita satisfação que escrevemos estas palavras iniciais que introduzem os textos que compõem o novo volume, pois compreendemos a missão que eles possuem de comunicar o conhecimento produzido na diversidade de temas, métodos e teorias que orientam a pesquisa em educação em ciências e matemática.

    Assim, temos o sentimento de dever cumprido, ao perpetuar este compromisso com a ciência que é comunicada, passível de discussão e distante dos dogmas, falsas informações e crenças infundadas que são difundidas hoje, com muita facilidade, nas redes sociais. É importante pontuar estes aspectos no início desta publicação, porque nos últimos anos, temos vivido contextos obscuros na ciência, na tecnologia e na educação, que foram reflexos de processos político-sociais que expressam a complexidade da sociedade. Infelizmente, não conseguiremos nos livrar tão cedo do estrago que tal obscurantismo tem causado, buscando o desmonte da ciência e a desvalorização da educação.

    Na verdade, o negacionismo científico, que valoriza a ignorância, sempre existiu e estava  latente no seio da nossa sociedade, esperando o momento ideal para se espalhar. Demoramos apenas para perceber sua real dimensão. Enquanto o conhecimento científico continuar encastelado e disponível para poucos, continuaremos vulneráveis enquanto sociedade. Nesse sentido, divulgar os conhecimentos produzidos é uma das tarefas fundamentais da universidade e da comunidade científica como um todo. 

    Ou seja, a possibilidade de divulgar e discutir a produção do conhecimento, renova nossas esperanças numa sociedade evolutiva, capaz de perseguir a educação com preceitos modernos, com base na ciência, na justiça social, na comunicação, na democracia e nos direitos humanos. Por isso, é preciso reconhecer e respeitar as diferenças, para que a democratização do conhecimento permita um avanço rumo a uma sociedade plural mais justa e equânime.

    Neste ínterim, compreendemos que este período posterior aos momentos mais críticos da pandemia de COVID-19 e o início de um novo governo federal no Brasil, nos incita mais à reflexão e à busca por melhores condições de reprodução da vida, uma vez que compartilhamos um sentimento de reconquista de direitos essenciais, como o aumento do salário mínimo, do valor das bolsas de estudos para a graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil, bem como o anúncio da recomposição orçamentária para os campos da pesquisa e do ensino. Estas notícias aliviam o coração de quem tem acompanhado o drama das universidades públicas, ao tentarem sobreviver com constantes ataques às suas instituições e à sua legitimidade. Assim, com novas perspectivas, vamos recobrar as esperanças no desenvolvimento da ciência, tecnologia e educação, e também num novo projeto de país, que não pode existir sem um também novo projeto de educação.

    Portanto, este volume contém seis artigos que tratam de temas atuais para a Educação em Ciências da Natureza e Matemática. Eles transitam por diferentes assuntos, níveis de ensino, métodos de pesquisa e concepções teóricas, aspectos que temos prezado nas edições da AONDÊ, por denotarem o caráter democrático e diversificado da revista. Agradecemos a todos e todas as autoras e autores desta edição, além dos pareceristas, bolsistas e editores que possibilitam a existência da revista, que compreendem o conhecimento como elemento fundamental para a continuidade da vida em nosso planeta. Boa leitura!

     

    Nataly Carvalho Lopes

    Isabela Talora Bozzini

    Estéfano Vizconde Veraszto

    Editores

  • Aondê: Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
    v. 4 n. 1 (2024)

    Editorial

    Volume 4, Número 1, Ano: 2024, ISSN: 2965-1522
    DOI: https://doi.org/10.29327/2309399.4.1

    "As agendas de pesquisa estão sendo redefinidas pelas inquietações políticas e pelas trajetórias desse público jovem e negro oriundo de escolas públicas, e o advento e a ampliação das redes sociais vêm propiciando um espaço de debate público que tem sido ocupado por jovem feministas negras orientadas por pautas que envolvem não apenas raça, classe e gênero, mas também sexualidade, território, política e outras dimensões organizadoras das desigualdades sociais]" (Rios; Lima, 2020, p.17-18).

     

    A citação que dá início a este editorial nos alerta para um novo panorama da educação: aquele cujas pautas sociais urgentes convocam os conhecimentos sistematizados a servirem de apoio para a busca por saídas e meios de ação para as situações que se impõem como um limite para o agir. 

    Estas questões urgentes são aquelas que se interpõem às vidas das pessoas que compõem a maioria da população mundial e que têm constantemente seus direitos universais cerceados, como a insegurança alimentar - seja pela escassez de alimentos, pelo uso descontrolado de agrotóxicos ou pela fome como método de guerra -, como a falta de acesso à saúde, à educação e à segurança, como a privação de trabalho digno e remuneração condizente com suas necessidades básicas, como a constante exclusão científica e tecnológica, como as guerras e os conflitos armados - principalmente aqueles que não interessam à grande mídia ou aos países ricos - ou seja, os constantes conflitos na África e Oriente Médio - e, certamente, os limites da participação democrática efetiva para a tomada de decisões individuais e coletivas - seja em questões como a violação dos corpos de mulheres e crianças, o aborto ou eleições em paises que vivem sob regimes ditatoriais. Todos estes elementos, embora sejam comuns à grande maioria da população mundial, atingem de forma mais incisiva as populações mais pobres, negras e indígenas, as mulheres e as crianças.

    Por coincidência, escrevemos este editorial no mês de março do ano de 2024, quando se comemora, além do mês das mulheres, o dia 21, dia internacional para a eliminação da discriminção racial. Porém, a sociedade foi assolada por notícias intensas sobre abusos cometidos contra mulheres, mas principalmente, contra mulheres negras, que ainda são a parcela da população mais acometida pela miséria e pela violência. Então, questionamos sobre qual é a mulher que é comemorada neste mês? Qual é a mulher mais protegida e representada? Além disso, quais os espaços que são garantidos a todas as mulheres, quando o assunto é desenvolvimento científico e tecnológico, participação ativa e impactos na democracia? 

    As datas são importantes para marcar as lutas, porém precisam conscientizar mais pessoas e avançar em termos de fazer valer os ideais democráticos de participação social e igualdade de direitos. Por isso mesmo, o cerne destas questões passam pela necessária manutenção da democracia, bem como sobre a sua reconstrução orientada para a reparação destas populações marginalizadas e discriminadas.

    Neste quadro de desesperança, mais uma vez, a educação é a instância que se mostra potencial. Não se trata da educação aos moldes como a conhecemos, mas um projeto de educação que tenha por meta a emancipação das pessoas. Uma emancipação que não acontece de forma individual, que não se conquista  sozinho, mas na interação com o outro e com o ambiente. Este propósito humanitário-ambiental da educação é a expressão máxima do que propõem as vertentes críticas da educação em ciência, tecnologia e sociedade - CTS. Embora haja diferentes correntes de pensamento, a educação CTS nasceu deste propósito e a ele deve seguir ligada para que seu projeto de formar pessoas engajadas na luta pela melhoria da qualidade da vida humana seja garantida. 

    Neste ponto, é importante ressaltar que, para que este projeto da educação CTS se modernize, novamente, ele deve estar amplamente comprometido às questões de raça e gênero, além da categoria do trabalho. Não há possibilidade de que esta concepção educacional avance sem que suas temáticas sejam comprometidas com tais categorias, do mesmo modo que não há possibilidade de que a sociedade se livre dos problemas que a aflige, sem que tenha uma educação verdadeira.

    Assim, ao relacionar ciência, tecnologia e sociedade, devemos levar à sério a construção da ciência que seja democrática em todos os níveis, desde a seleção das pessoas que produzem o conhecimento, em interação com a sociedade, até a sua comunicação. Com isso, queremos dizer que sistemas de cotas e outros mecanismos que possibilitem que pessoas negras e indígenas produzam conhecimento científico, são fundamentais para a verdadeira democracia. Estamos todas/os cansadas/os de uma ciência dominante permeada por influências dos países de poder econômico e capitalismo avançado, cujos conhecimentos, muitas vezes, são produzidos a partir de interesses das empresas privadas em função da manutenção do poder. Não se trata de negar a ciência e o conhecimento científico, mas de democratizar ambos. É necessário produzir ciência para a grande maioria da população global. E não basta que a ciência chegue até essas pessoas como produto. A ciência deve ser feita a partir de seus interesses, de acordo com suas influências e para a solução dos problemas dos 99%, nos referindo à Nancy Fraser. Para esta autora:

     

    "Introduzindo uma ‘ruptura metabólica’, inaugurou o que cientistas chamam hoje de ‘Antropoceno’, uma era geológica inteiramente nova em que a atividade humana tem impacto decisivo  nos ecossistemas e na atmosfera da Terra. Na verdade, esse termo é enganoso, uma vez que o principal culpado não é a ‘humanidade’, e sim o capital. Os efeitos, todavia, são reais o suficiente. Após três séculos de predações do capital, coroados pelo ataque atual do neoliberalismo ao que restou dos bens ecológicos comuns, as condições naturais para a acumulação se tornaram agora um foco central da crise capitalista" (Fraser; Jaeggi, 2020, p.53).

     

    Neste sentido, a educação CTS e a pesquisa em ensino de ciências e matemática precisam se desvencilhar de velhas teorias e bases epistemológicas racistas e machistas. Para tanto, não é difícil encontrar boas referências atuais que não ignoram e até mesmo se prestam a refletir filosoficamente estas questões e suas implicações para o desenvolvimento científico. Assim, a Aondê: revista de pesquisa em ensino de ciências e matemática afirma seu compromisso em buscar publicar artigos de resultados de pesquisa e experiências em sala de aula que se pautem sob estas orientações, também orientados para o fim do racismo e do machismo, a começar pela ciência como base do conhecimento e emancipação das pessoas.

     

    Profa.Dra. Nataly Carvalho Lopes

    Profa.Dra. Isabela Cust´ódio Talora Bozzini

    Prof.Dr. Estéfano Vizconde Veraszto 

    Editores

     

    Referências

    Fraser, Nancy; Jaeggi, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

    Rios, Flávia.; Lima, Márcia. Introdução. In: Gonzalez, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. 1 ed. São Paulo: Zahar, 2020, p.4-22.