PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE A PARTIR DA HEURÍSTICA

Autores

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Educação Infantil, Criatividade.

Resumo

A resolução de problemas matemáticos na Educação Infantil pode ser bastante desafiadora. A busca por um pensamento exato no intuito de obter a resposta certa, acaba provocando bloqueios e matando o pensamento criativo – habilidade cada vez mais procurada na sociedade atual. A infância é o momento do desenvolvimento humano quando há maior liberdade para o pensamento curioso, criativo, livre e sem julgamentos. Na ótica da criança, não existe o erro, mas sim, “cem linguagens”, inúmeras formas de pensamentos, diversas maneiras de se resolver um problema. Encará-lo como um processo de aprendizagem impulsiona o pensar criativo. A Heurística traz essa possibilidade. Este recurso matemático possibilita buscar soluções a partir do universo criativo, saídas não convencionais, para problemas do cotidiano. A criatividade pode e precisa ser desenvolvida, estimulada e nutrida. A espiral da aprendizagem criativa e o pensamento heurístico entendidos nesta reflexão teórica como processo, quando aliados à resolução de problemas não convencionais tornam-se uma oportunidade de desenvolver na criança o pensamento criativo. Oportunizando a criação de hipóteses, o trabalho de conteúdos atitudinais e o desenvolvimento integral nas situações do cotidiano, não deixando de contemplar os direitos de aprendizagem, os campos de experiências e as competências gerais na Base Nacional Comum Curricular.

Biografia do Autor

Elaine Cristina dos Santos Silva Ventura Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Maceió, AL - Semed Maceió

Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Maceió, AL - Semed Maceió

Elane Kelly Santos Rodrigues Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela, AL - Semed Teotônio Vilela

Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela, AL - Semed Teotônio Vilela

Referências

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Publicado

2023-03-14 — Atualizado em 2024-03-05

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