UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

Autores

  • João Vitor Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Liliane Rezende Anastácio Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Inclusão, Trigonometria, GeoGebra

Resumo

Com intuito de intervir em sala de aula utilizando recursos tecnológicos, promovendo a inclusão e esclarecendo o conteúdo apresentado para os alunos da educação básica, pela professora supervisora do PIBID – Programa de Iniciação à Docência, o software GeoGebra foi utilizado como ferramenta de ensino para a investigação Matemática. Após observação, em sala de aula, das dificuldades de uma aluna surda, durante o desenvolvimento do PIBID, despertou-se o interesse em auxiliá-la, porém, devido à limitação de comunicação entre os atores, pelo pouco domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), foi utilizado o programa GeoGebra, através de aplicativo de smartphone como facilitador para o esclarecimento do conteúdo de trigonometria. O material feito para o aluno surdo também é um material para o aluno ouvinte, logo, foi elaborada uma expansão desse material no GeoGebra para o restante da turma. O desenvolvimento do trabalho foi pensado para despertar nos alunos da educação básica, o interesse pelo conteúdo e a exploração do aplicativo como caminho a se obter diferentes observações e resultados em relação ao ensino da trigonometria inclusiva. A utilização do software no celular mostrou-se uma forma de interação inclusiva, sendo uma metodologia diferenciada e tecnológica para abordar o conteúdo trabalhado. 

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Publicado

2023-03-14 — Atualizado em 2024-03-05

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