CONTEXTUALIZAÇÃO DA TEMÁTICA ENERGIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

Autores

  • FERNANDA WELTER ADAMS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

Palavras-chave:

Sequência didática, Problematização, Mudança de atitude

Resumo

Observa-se importância de um ensino de química contextualizado, de forma que estes se interessem pelo aprendizado e busquem utilizar os conhecimentos químicos para compreender os problemas do cotidiano e assim possam tomar decisões. O objetivo deste trabalho é avaliar as contribuições da sequência didática contextualizada com a temática “Energia e Sustentabilidade” no processo de ensino e aprendizagem de alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Estado de Goiás. Esta foi desenvolvida em 28 aulas de 50 minutos cada, com 45 alunos. A mesma foi avaliada a partir de uma pesquisa qualitativa, tendo questionários aplicados aos alunos como instrumento de construção de dados. A sequência didática tinha como intuito levar os alunos a compreenderem o que são combustíveis, a relação da reação de combustão com a produção de energia que movimenta os veículos, ou seja, rendimento energético, bem como com a poluição gerada. Observou que a mesma cumpriu com seu objetivo, de tornar os alunos críticos frente à problemáticas relevantes, fazendo uso do conhecimento químico para resolvê-la, uma vez que a maioria dos alunos afirmou que se possuíssem um carro flex, optaria pelo uso do etano como combustível, uma vez, que este polui menos.

Biografia do Autor

FERNANDA WELTER ADAMS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciêncais da Universidade Federal da bahia.  Professora da prefeitura Municipal de Catalão no Ensino Fundamental 1.Tutora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás. Foi Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar e no no grupo de pesquisa Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC, da Universidade Federal de Catalão. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014) pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC). Foi Coordenadora Geral de Estágios da UFG/Regional Catalão (2012-2014), Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014), Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022) e Membro do NDE - Educação do Campo. Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de Professores, Educação Ambiental, Educação do Campo, Abordagens CTS/CTSA, Divulgação Científica e o papel da extensão na formação inicial e continuada de professores

Referências

AUTOR 1.; AUTOR 2. O jogo didático “na trilha dos combustíveis”: em foco a termoquímica e a energia. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 02, n. 02, p. 90-105, jul./dez. 2018.

AUTOR 1.; AUTOR 2.; AUTOR 3.; AUTOR 4. O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, 1-19, jan./dez. 2020.

ALMEIDA, N. P. G.; AMARAL, E. M. R. Projetos temáticos como alternativa para um ensino contextualizado das ciências: análise de um caso. Enseñanza de las Ciencias, número extra, p. 1-4, 2005.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN. S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e os métodos. Portugal: Editora Porto, 1994.

CHASSOT, Á. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Ijuí, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, A. P.; ROÇAS, G.; DIAS COELHO, U. C.; CAVALHEIRO, P. O.; GONÇALVEZ, C. A. N.; SIQUEIRA BATISTA., R. Ensino de Ciências: Dialogando com David Ausubel. Revista ciências e Ideias, n1, volume 1- outubro/ março, 2010.

MATTOS, A. P.; WENZEL, J. S. A Importância Do Uso Da Linguagem Química No Ensino Fundamental. Anais... VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2013.

MARTINS, H. H, T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

AUTOR 1.; AUTOR 2.; AUTOR 3 . As Feiras de Ciências da UFG/RC: construindo conhecimentos interdisciplinares de forma prazerosa. Redequim, v. 2, n. 2 (Esp.), set. 2016.

ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Anais... XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016.

ROQUE, N. F.; SILVA, J. L. P. B. A linguagem Química e o Ensino da Química Orgânica. Química Nova. v. 31, n. 4, p. 921-923, 2008.

SANTOS, M. J. DIOGO, G. M., ROSA, J. L. B., FERREIRA, L. S, CARVALHO, R. S., RUBINGER, M. M. M. Projetos Temáticos no Ensino Médio: Promovendo atividades contextualizadas e interdisciplinares em uma Escola de Viçosa (MG). Anais... do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ) Florianópolis, SC, Brasil, 2016.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.333-352, 2008.

SOUZA, M. P., MERÇON, F. A Química na Oitava Série do Ensino Fundamental. Anais... Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e propostas, v. 2., Rio de Janeiro, 2003.

THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39 set./dez. 2008.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000, 296 p.

Downloads

Publicado

2023-03-14 — Atualizado em 2024-03-05

Versões