Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-03-14. Leia a versão mais recente.

A MODELAGEM MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA O PENSAMENTO ALGÉBRICO

Autores

  • Rosangela Maria Kowalek

Palavras-chave:

Ciclo de Alfabetização Prática com Modelagem Matemática, eixo estruturante pensamento algébrico.

Resumo

Neste estudo apresenta-se uma investigação, de cunho qualitativo interpretativo, em que buscamos identificar como os objetivos de aprendizagem preconizados no Documento Oficial Brasileiro para o Ciclo de Alfabetização, no eixo estruturante Pensamento Algébrico, são sinalizados durante uma prática com Modelagem Matemática. Desse modo, analisa-se o desenvolvimento de uma prática com Modelagem Matemática em uma turma multisseriada que compreende crianças do primeiro e segundo anos do Ciclo de Alfabetização de uma escola pública do interior do estado de Santa Catarina. Para a análise, utilizou-se os materiais produzidos pelas crianças durante a prática, coletados por meio de gravações de áudios e imagens, além das anotações do diário de campo da professora pesquisadora. A análise e interpretação dos dados se deu à luz da Modelagem Matemática como metodologia de ensino e dos objetivos do eixo estruturante pensamento algébrico do Documento Oficial Brasileiro para o Ciclo de Alfabetização. Os resultados indicam que aspectos dos objetivos apresentados no eixo pensamento algébrico são sinalizados pelas crianças durante a resolução do problema e na análise crítica dos resultados.

Referências

ALMEIDA, L. W. de; SILVA, K. P. da; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma novaestratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12 ed. Porto: Porto, 2010.

BRASIL. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimentos do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. MEC: Brasília, 2012.

BURAK, D. Critérios norteadores para a adoção da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Secundário. Zetetiké. v.2, n. 2, p. 10-27, 1994.

BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem em Educação Matemática. v.1, n. 1, p. 47-60, 2010.

CALDEIRA, A. D.Modelagem Matemática: um outro olhar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, UFSC. Florianópolis – SC, v.2, n.2, p.33-54, jul. 2009.

DANILUK, O. S. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Fundo: UPF, 2015.

LUNA, A.V.A. Modelagem Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso no 1º ciclo. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCACION MATEMATICA, 12, Santiago de Querétaro. Anais... Santiago de Querétaro: Comitê Interamericano de Educación Matemática, 2007. 1 CDROM.

MAAβ, K. Barriers and opportunities for the integration of modelling in mathematics classes: results of an empirical study. Teaching Mathematics and Its Application, v. 24, n. 2-3, p. 61-74, 2005.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

ZANELLA, M. S.; KATO, L. A. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um Olhar Segundo as Orientações Didáticas Presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Imagens da Educação, v. 6, n. 1, p. 24-37, 2016.

VELEDA, G. G., UNIAT, C. C. Modelagem Matemática na Educação Matemática: um olhar para ações dos estudantes dos anos iniciais. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, Cascavel. Anais... Cascavel, SBEM-PR, 2017.

Downloads

Publicado

2023-03-14

Versões