A Disciplina Didática das Ciências em Cursos de Pós-Graduação

Autores

  • Renan Vilela Bertolin Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Araras/SP
  • Isabela Custódio Talora Bozzini Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Araras/SP
  • Elaine Gomes Matheus Furlan Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Araras/SP

Palavras-chave:

Didática das Ciências, Pós-Graduação, Formação Docente.

Resumo

O presente trabalho tem como tema a formação de professores(as), em especial a formação oferecida pelos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Ensino de Ciências, mediante um estudo da oferta de disciplinas de Didática das Ciências. O estudo desenvolvido, de abordagem qualitativa, foi realizado por meio de uma pesquisa documental. Inicialmente, realizou-se um levantamento na Plataforma Sucupira dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Ensino de Ciências existentes no Brasil no ano de 2019, seguido do estudo da estrutura/matriz curricular dos cursos e da ementa das disciplinas de Didática das Ciências. Encontrou-se 40 Programas de Pós-Graduação (PPG), dos quais apenas 13 oferecem disciplinas relacionadas à Didática das Ciências, sendo que em apenas em um PPG existe a obrigatoriedade de se cursar a disciplina durante o curso de Mestrado. Em relação ao conteúdo das ementas, esses foram agrupados em três grandes temas, denominados fundamentos teóricos, abordagens de ensino e ensino e aprendizagem. Observou-se que os conteúdos das ementas estão alinhados aos fundamentos e objetivos da Didática e da Didática das Ciências.

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Publicado

2022-08-24 — Atualizado em 2024-03-05

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