DUAS ABORDAGENS PARA OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO MATERIAL CUISENAIRE

Autores

  • Alexsander Cler Taveiros Silva Instituto de Matemática - Universidade Federal de Alagoas
  • Claudia De Oliveira Lozada Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas e que tem por objetivo apresentar o Material Cuisenaire como recurso didático potencialmente significativo para auxiliar na compreensão dos diferentes significados de frações e das operações de soma e de subtração no 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, faremos breves apontamentos sobre o referencial teórico acerca do ensino de frações, seguido do que prevê a Base Nacional Comum Curricular e as habilidades e competências a serem desenvolvidas. Por fim, apresentamos duas abordagens para o ensino de soma e subtração de frações por meio da utilização do Material Cuisenaire.

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Publicado

2022-02-23 — Atualizado em 2024-03-05

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