ANÁLISE DE IMAGENS DE ASTRONOMIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO SEXTO ANO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CTS: O CASO DO HOMEM NA LUA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, CTS, Material didático, análise de imagens

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar aspectos do enfoque CTS em imagens referentes ao conteúdo de Astronomia de livros didáticos de ciências do sexto ano do Ensino Fundamental. Para elaboração da pesquisa foram selecionadas duas coleções do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, do Ensino Fundamental dos anos finais, que correspondem às obras mais adotadas por professores da rede pública de ensino do Núcleo Regional de Educação de Maringá no Paraná, o conteúdo analisado foi referente à Astronomia, no qual foram selecionadas imagens da Terra vista do espaço. Para cumprir tal objetivo, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, no qual foram verificados autores como Aikenhead (1994), Santos e Mortimer (2002), Bazzo et al. (2003), Joly (2012), Bachelard (1996), entre outros. As imagens foram analisadas por meio da metodologia de Leitura de Imagem Interdisciplinar (LII) de Silva e Neves (2018). Por meio da abordagem qualitativa dos dados, infere-se que o conteúdo de Astronomia apresenta grande potencial para o enfoque CTS, entretanto, o foco da utilização das imagens está na ilustração de conteúdos científicos, sendo que os aspectos CTS são inseridos de modo casual, apenas referenciando conhecimentos e tecnologias sem contextualizá-los de forma mais ampla.

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2022-08-24 — Atualizado em 2024-03-05

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