O Processo de Alfabetização Científica no Ensino de Evolução Biológica

Autores

  • William Rossani dos Santos Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Evolução Biológica, Crença Religiosa

Resumo

No Brasil, investigações sobre o ensino de evolução biológica têm evidenciado diversos obstáculos didáticos e epistemológicos em diferentes etapas da educação, seja pela dificuldade na compreensão de conceitos complexos trazidos pela Teoria Sintética da Evolução, seja pelas concepções prévias de alunos e professores ligados aos dogmas de sua fé pessoal. Buscando nos inserir nas reflexões de tais questões, objetivamos com essa investigação analisar a forma pela qual a Alfabetização Científica pode ser utilizada como fundamento teórico-prático para a potencialização do ensino de evolução biológica. A metodologia contou com a seleção e análise de trabalhos completos apresentados em eventos científicos nacionais, artigos e pesquisas de pós-graduação com foco no ensino de evolução biológica. Os resultados nos indicam que a superação das defasagens conceituais e epistemológicas pelos indivíduos só é possível por meio de uma mudança metodológica do raciocínio sobre os fenômenos naturais, que envolve a compreensão da natureza da Ciência e o papel do conhecimento científico na explicação e interpretação dos fenômenos naturais. Ademais, evidencia-se que o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a criticidade, a seleção, comparação e interpretação de evidências científicas pode contribuir de forma decisiva nessa transformação, maximizando a aprendizagem dos indivíduos em processo de alfabetização científica.

Biografia do Autor

William Rossani dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Pedagogia (UFSCar). Mestrando em Ensino e História de Ciência da Terra (UNICAMP). Pós-graduando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (IFSP).

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2022-08-24 — Atualizado em 2024-03-05

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