METODOLOGIAS DE ENSINO: ANALISANDO AS ESPIRAIS REFLEXIVAS NOS PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Larissa Lunardi Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, RS
  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação Inicial, Investigação-ação.

Resumo

Esta investigação-formação-ação (IFA) em ensino de Ciências teve como objetivo geral compreender as relações entre as metodologias do ensino de Ciências, a IFA e a formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas escritas narrativas em diários de bordo produzidas por 14 licenciandos matriculados na Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As análises foram realizadas por meio dos princípios da Análise Textual Discursiva e revelaram sete espirais reflexivas que são constituídas pelas histórias e memórias dos licenciandos sobre as aulas, metodologias de ensino e professoras de Ciências durante a Educação Básica; pelas concepções dos licenciandos sobre o ensino de Ciências e a experimentação; e pelas reflexões sobre os planejamentos e as metodologias de ensino durante o ensino remoto, decorrente da Pandemia da Covid-19. Portanto, afirmamos que processos de formação inicial mediados pela IFA no contexto da PeCC III permitem aos licenciandos diálogos críticos e transformações de concepções que ressignifiquem o ensino de Ciências, e este processo é inerente à constituição docente.

Biografia do Autor

Larissa Lunardi, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, RS

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa. Estudante da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza, IFFar - Campus Santa Rosa.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Licenciada em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa

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2022-08-24 — Atualizado em 2024-03-05

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