ETNOMODELAGEM: UM RECORTE DE PESQUISAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Modelagem Matemática, Etnomatemática.

Resumo

A Etnomodelagem é o estudo das práticas e ideias matemáticas desenvolvidas por diversos grupos culturais para resolver situações-problemas do cotidiano. Pode ser vista como a junção da Etnomatemática - que compreende e explica as práticas matemáticas de um povo -, com a modelagem matemática - que visa expressar, traduzir e solucionar as situações-problemas do cotidiano por meio da linguagem matemática. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar como a Etnomodelagem vem sendo utilizada nas pesquisas acadêmicas, e quais as contribuições para a aprendizagem do estudante. Como método de produção de dados, utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional, por meio de buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando a palavra-chave “etnomodelagem”. Foram encontrados quatro trabalhos (dissertações) que versam sobre a temática. Diante desse resultado, selecionou-se categorias a priori para a análise das pesquisas, quais sejam: objetivos, fundamentação teórica, metodologia e resultados. A análise mostra que o ensino de matemática pode adquirir resultados mais satisfatórios quando os estudantes conseguem se perceber como seres atuantes no processo de ensino e de aprendizagem, investigando e estabelecendo relações com suas práticas cotidianas.

Biografia do Autor

Jailda da Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Membro dos Grupos: GPEMAR - Grupo de Pesquisas em Educação Matemática do Recôncavo e GEPTEMaC - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências em Educação Matemática e Cultura.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), Mestra em Educação em Ciências e Matemática, Especialista em Educação Matemática, Especialista em Educação com Ênfase em Gestão de Polos, Licenciada em Matemática e Licenciada em Pedagogia. Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tendências da Educação Matemática e Cultura - GEPTEMaC e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

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2022-08-24 — Atualizado em 2024-03-05

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