EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Matemacia, Ideologia da certeza, Pesquisa bibliográfica.

Resumo

A Educação Matemática Crítica (EMC) compreende que discussões sociais, políticas, culturais e éticas devem fazer parte das preocupações da matemática e da Educação Matemática. Desse modo, este texto tem por objetivo evidenciar como algumas preocupações da EMC podem colaborar para os processos de ensino e aprendizagem de matemática. A metodologia adotada é a qualitativa, com foco na pesquisa bibliográfica. Foram realizadas leituras de livros e outros textos para o desenvolvimento da pesquisa, principalmente a partir dos estudos teóricos de Ole Skovsmose. Neste sentido, a análise e a interpretação das fontes foram empregadas, com o intuito de buscar significados para as preocupações da EMC no âmbito do ensino e da aprendizagem de matemática. Algumas dessas preocupações são a ideologia da certeza e a matemacia e, ainda, são apresentadas discussões quanto a uma formação crítica de professores de matemática. Como resultados, são propostas duas reflexões sobre o enfrentamento da ideologia da certeza a partir de outras preocupações, bem como, são discutidas as relações entre matemacia e a formação crítica de professores. Novos questionamentos também são formulados com o intuito de vislumbrar mais investigações que contribuam para o ensino e a aprendizagem de matemática com foco na EMC e suas preocupações.

Biografia do Autor

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidade Estadual Paulista

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela mesma instituição.

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Publicado

2022-02-23 — Atualizado em 2024-03-05

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