ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROPOSTA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

, Educação Matemática, Educação Básica, Educação Financeira Crítica.

Resumo

A educação financeira é um tema bastante destacado na contemporaneidade, inclusive no contexto da Educação Básica, enquanto integrante da formação necessária para os desafios da cidadania plena. Neste trabalho são apresentados resultados da análise de uma coleção de livros didáticos de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, objetivando compreender como os conteúdos voltados para a educação financeira (EF) são desenvolvidos. Dessa forma, foi utilizada uma abordagem qualitativa, através da Análise de Conteúdo, na qual foram categorizadas as atividades de EF que estavam inseridas na coleção “A conquista da Matemática”, uma das mais utilizadas nas escolas. A análise permitiu identificar importantes características das atividades propostas. Os conteúdos são apresentados ao final de capítulos em seções que, provavelmente, não serão trabalhadas pelos professores em sala de aula, uma vez que possuem pouca relação com os conteúdos abordados no texto principal. Ressente-se de uma reflexão mais aprofundada dos conceitos nas poucas páginas de cada volume destinadas à EF. Destaca-se a necessidade de esta etapa de escolarização contemplar uma educação financeira crítica, a qual não significa apenas apresentar os conteúdos, mas também promover sua articulação a contextos cotidianos, promovendo o exercício da cidadania consciente quanto ao equilíbrio entre consumo e sustentabilidade, atentando quanto às implicações ambientais em um mundo globalizado.

Biografia do Autor

Nathália Martins Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Sou graduada em Ciências Contábeis e Mestre em Educação Financeira. Atuo como contadora e educadora infantil. Sempre estou em busca de aprendizado e quanto mais eu aprendo, mais eu necessito aprender.

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Publicado

2023-03-14 — Atualizado em 2024-03-05

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